Dia desses li uma matéria na BBC sobre uma queda repentina na cotação da Libra, uma "flash crash" como eles chamaram, por volta de meia noite e pouca de sete de outubro a cotação da moeda teve uma queda muito forte, tendo a maior desvalorização desde o resultado do Brexit.
Após analisar, concluiu-se que o evento ocorreu após a edição on-line do Financial Times publicar uma matéria negativa sobre as negociações da saída do Reino Unido da União Europeia. Até aí nada demais, a não ser o fato de que a queda possa ter sido disparada por um programa que possui um algoritmo que faz uma tracking em sites de notícias e redes sociais e baseia decisões de compra/venda em cima do que está sendo dito/discutido online.
Foi a primeira vez que ouvi algo a respeito desse algoritmo, mas pensando de maneira conspiratória, imagine as infinitas possibilidades de sabotagem e manipulação que isso propicia.
Pense na possibilidades de ganho numa queda momentânea dessa que seja de alguma maneira coordenada... Uma invasão em um portal de notícias de credibilidade, uma ou duas notícias falsas plantadas, e voilá milhões nos bolsos de especuladores.
A tecnologia é uma coisa fantástica e estúpida.
Obs.: e vocês aí achando que as máquinas arrasariam o mundo a partir de uma guerra, no melhor estilo Exterminador do Futuro...
segunda-feira, 10 de outubro de 2016
Assinar:
Postagens (Atom)